builderall

O que é
Treinamento Funcional?

A definição de treinamento funcional é um assunto cheio de controvérsia, até mesmo para os pesquisadores da área, e o motivo de toda essa confusão pessoal é exatamente a escolha da palavra "funcional", palavra que de fato gera diferentes conotações e consequentemente diferentes interpretações.

Muitas possibilidades...

Ao longo de toda a história recente do treinamento funcional, vemos pessoas treinando com base instável chamando isso de treinamento funcional, fazendo o circuito metabólico ao ar livre (zigue-zague e saltitos) e chamando isso de treinamento funcional, levantamentos básicos e olímpicos chamando isso de treinamento funcional , exercícios de especificidade e também chamando isso de treinamento funcional.
Vivemos em um mercado repleto de diferentes possibilidades e muitas delas são chamadas de treinamento funcional. Mas o que gera essa "confusão"?

Função,
Funcionamento ou Funcionalidade? 

A possibilidade de associação da palavra "funcional" à função, funcionamento ou funcionalidade é o motivo de toda a confusão, afinal cada palavra traz uma interpretação ao treinamento funcional, basta consultar suas definições.  Se a interpretação do funcional como algo relacionado funcionamento então podemos afirmar que qualquer exercício pode ser treinamento funcional porque qualquer exercício vai melhorar alguma função.

Funcionalidade!

Quando vamos para literatura científica sobre treinamento funcional, a maioria dos trabalhos não tem associado ao treinamento funcional exclusivamente a função nem tão pouco ao funcionamento. A ideia principal é a Funcionalidade, uma palavra de conceito mais amplo, engloba o conjunto de funções para as quais o corpo foi projetado(empurrar puxar agachar, etc). Na literatura, treinamento funcional tem sido associado a um tipo de treinamento que aprimora o conjunto de funções que pode ser carcterizada como o conjunto de tarefas que envolvem atividades da vida diária, tarefas laborais, tarefas esportivas. Independente da amplitude das tarefas, a ideia é que o treinamento funcional lhe deixará apto para fazer tudo isso.

Mas ao pensar na quantidade enorme de tarefas e nas diferenças entre elas, isso daria margem para caracterizar diferentes treinamentos como treinamento funcional... Mas existe um ponto comum entre todas essas atividades, que dá base para o conceito de treinamento funcional. Embora as atividades sejam diferentes existe uma característica comum, todas as atividades dependem de uma atuação simultânea e submáxima de diferentes capacidades físicas. 
Seja no cotidiano, no trabalho ou no esporte, tudo depende da atuação simultânea diferentes capacidades físicas.

Pense no simples ato de caminhar. Para caminhar precisamos de força (não em sua manifestação máxima), mas também precisamos de equilíbrio. Isso é tão verdade que o idoso que caminha com dificuldade, provavelmente perdeu a capacidade de equilíbrio, aumentando o risco de queda. Além de força e equilíbrio, simultaneamente, há a necessidade de flexibilidade, (quadril, joelhos e tornozelo). Além de todas anteriormente citadas, precisamos de coordenação motora. Ou seja qualquer atividade do nosso cotidiano seja atividades da vida diária de trabalho ou esportiva recruta várias capacidades físicas, interagindo e atuando ao mesmo tempo

Mas qual é a vantagem?

Trabalhar as capacidades físicas de maneira integrada, sinérgica e equilibrada é mais eficiente em maximizar as transfêrencias para as atividades de vida diária do que treinar as capacidades em treinos separados. Ou seja, mesmo não priorizando o aprimoramento máximo de todas as capacidades, a chance de melhorar na tarefa é maior quando se treina todas as capacidades (de forma integrada, sinérgica e equilibrada, ou seja "funcional"), do que treinar priorizando o máximo ganho das capacidades separadamente.

Quer experimentar?

TFPro© 2021. All rights reserved.